A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou nesta quinta-feira (14) que Ouricuri, no Sertão do Araripe, reduziu em 45,5% as Mortes Violentas Intencionais (MVI) no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. No ano passado, foram 11 ocorrências e, este ano, seis. As MVIs incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, conforme definição da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O município também manteve índices zerados de crimes letais contra mulheres, feminicídios e furtos de cargas, tanto no primeiro semestre quanto no mês de julho. Ainda em julho, os furtos de veículos caíram 100% e os de celulares apresentaram redução de 62,5%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os números refletem o compromisso do Governo de Pernambuco em reforçar a segurança em todas as regiões. Ele destacou que o trabalho integrado das forças policiais, o aumento do efetivo e o uso da inteligência têm garantido mais proteção à população, com atenção especial à preservação da vida e à segurança das mulheres.