Entre os dias 04 e 06 de setembro, Araripina será palco do I Congresso Jurídico do Sertão do Araripe, promovido pela OAB Araripina, OAB Pernambuco, CAAPE e ESA-PE. O evento promete reunir grandes nomes do Direito em uma programação que inclui palestras, painéis de debates, feira de negócios e apresentações acadêmicas, consolidando-se como espaço de atualização e troca de experiências para advogados, estudantes e profissionais da área.
A abertura oficial acontece no dia 04, às 19h, seguida de palestras com os advogados Ítalo Costa, especialista em Direito Penal Econômico, que abordará a Inteligência Artificial aplicada ao Direito, e Shynaide Mafra, conselheira federal da OAB-PE, que discutirá os riscos invisíveis da relação entre câncer e trabalho. No dia 05, o público acompanhará as falas de Graciliano Cintra, sobre os impactos do Tema 1.236 do STF nos regimes de bens após os 70 anos, e de Carlos Barros, diretor-geral da ESA/OAB-PE, que tratará do Direito Penal.
O encerramento será no dia 06, com apresentações acadêmicas dos alunos da FACISA pela manhã e, à noite, a realização da terceira edição do tradicional Baile do Rubi, em comemoração aos 35 anos da OAB Araripina. Segundo a presidente da subseção, Michelly Mororó, o congresso simboliza a transformação do Sertão do Araripe em um verdadeiro palco de conhecimento e diálogo. Os participantes receberão certificado de 8h/a emitido pela ESA-PE.